3 Passos Para que a Sua Equipe Queira Ser Liderada Por Você

A gestão é um desafio diário que precisa de cuidados constantes. Um desses cuidados é se manter por dentro do mercado e das necessidades atuais do mundo organizacional.

Considerando isso, sigo alguns canais de altíssima relevância e dias atrás me deparei com um artigo escrito por Robert Goffee, professor emérito da London Business School, em parceria com Gareth Jones, diretor de recursos humanos e comunicação interna da BBC: Why Should Anyone Be Led By You? (que você pode ler na íntegra aqui), decidi destacar os pontos que considero mais importantes nesse post.

Quando falamos de técnicas de liderança sempre deve lhe vir à mente: autoridade, reconhecimento, equipe engajada e, claro, resultados. Mas, nem sempre é lembrado de olhar para dentro de si mesmo.

Independente do seu perfil de liderança, os três passos a seguir vão te auxiliar nessa jornada de ter sua figura admirada pelo seu time:

1. Conhecer seus pontos fortes

Para um líder é importante que ele olhe para dentro de si e encontre seus pontos fortes, as características que o tornam um bom naquilo que faz, sejam elas: o modo de se expressar, suas habilidades técnicas, sua percepção sobre os problemas e oportunidades, para que possa investir seus esforços nos lugares certos.

2. Identificar suas fraquezas

Conhecer suas fraquezas é importante não apenas para trabalhá-las com o propósito de minimiza-las, mas também para reconhecer sua vulnerabilidade, isso o torna mais humano e demonstra-las, seletivamente, te aproximará da sua equipe.

3. Valorizar o seu diferencial

Capitalizar o seu diferencial e investir nele permitirá que você crie o seu próprio método de liderança. Existem muitos livros que ensinam a ser um verdadeiro líder como se fosse uma receita de bolo, além de seguir essa “receita” é importante respeitar a sua individualidade para ser um bom líder.

Fica nítido que o autoconhecimento é importantíssimo para que um líder seja tenha uma figura inspiradora que mantenha sua equipe engajada. E mais, reconhecer fraquezas, limitações, forças, talentos para saber como agir é conhecer a si mesmo. Essa é uma etapa das mais importantes etapas pra liderar qualquer time: evidenciar à si mesmo quem você realmente é.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *